quinta-feira, 10 de maio de 2012

Açude de Forquilha volta a preocupar

    Por causa do enorme período sem sangria o Açude Forquilha tornou-se com um dos mais poluídos do Nordeste, devido o grande tempo que passou sem sangria aumentou consideravelmente o número de cianobactérias.
  Para um melhor entendimento, a água só é considerado como estando num estado crítico quando a quantidade de cianobactérias (algas azuis) atingem 20 mil células. No caso das águas de do açude público de Forquilha um estudo laboratorial feito com a água do mesmo, encontrou-se mais de 8 milhões de células cianobactérias, tornando-se um risco fatal para o consumo humano, animal e até mesmo vegetal. 
A situação é tão grave que de todos os açudes contaminados no Ceará, o de Forquilha é um dos dois que tiveram proibidos o consumo de suas águas, junto ao açude Cedro em Quixadá, ambas as cidades disponibilizam água vinda de outros reservatórios (localizados em outras cidades no nosso caso), tratadas para o consumo humano por empresas responsáveis na região como a Cagece, a Sisar, etc.
    O atual motivo que fez essa preocupação aumentar ainda mais é com a seca que vem assolando o nordeste, principalmente o Ceará, e assim ao que tudo indica, este será mais um ano sem que o Açude Forquilha transbordará, fazendo com que o nosso açude não consiga limpar a sua água como nos anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte Sempre!