quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prefeitos de Forquilha, Alcântaras, Cariré, Massapê e Sobral discutem projeto de criação do Aterro Sanitário Regional

    Nesta terça-feira, 22 de maio, o Prefeito Edmundo Rodrigues esteve reunido com o Prefeito de Sobral, Veveu, juntamente com outros prefeitos, de Alcântaras, Cariré e Massapê, o encontro aconteceu no Centro de Convenções de Sobral, o objetivo era a apresentação do Projeto de criação do Aterro Sanitário Regional de Sobral e para eleger a diretoria do Consórcio que irá administrar o Aterro.
     Da reunião desta terça participaram, ainda, representantes da Secretaria das Cidades, da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), das Secretarias Municipais do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Infraestrutura, Segurança, Esporte e Juventude, e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE).
    Por falta de quórum para a votação, uma nova reunião está marcada para a próxima terça-feira, dia 29 de maio, com a presença do Secretário das Cidades do Estado, Camilo Santana. O Consórcio será formado pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Santana do Acaraú e Sobral e ao que se percebe a ideia é fazer um aterro sanitário único  para receber o lixo de todas essas cidades, pois como sabemos com os poucos recursos rebebidos, as cidades pequenas não tem como fazer um aterro próprio, gerando assim a criação de "lixões" em locais afastados dos centros urbanos das mesmas.
 

SOBRE O ATERRO
     A criação do aterro faz parte de um programa do Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia a criação de aterros sanitários regionais no Ceará. O Aterro Sanitário Regional deverá ser implantado na mesma área do aterro municipal de Sobral, às margens da estrada que dá acesso ao Distrito de Jordão.
    O projeto do novo aterro prevê um centro de produção de energia, a partir de material biodegradável, além da coleta seletiva de resíduos sólidos com aproveitamento de materiais recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte Sempre!