domingo, 19 de agosto de 2012

Em seu blog, Célio Cavalcante escreve matéria especial sobre Francisco Martins Viana, que dá nome ao Fórum da Comarca de Forquilha

    No Forquilha Ontem Hoje e Sempre, blog do radialista, radioamador e pesquisador arqueológico Célio Cavalcante, uma matéria especial foi escrita uma matéria especial, de cunho biográfico, sobre o saudoso Sr. Francisco Martins Viana, o homem que dá nome ao Fórum Municipal da Comarca de Forquilha, esposo de D. Mocinha Viana, que  também dá nome a vários locais públicos de nossa cidade. [ACOMPANHE A BAIXO A MATÉRIA E FOTOS]
    O patriarca Francisco Martins Viana, foi em vida o maior latifundiário da sede na época do distrito de Forquilha. Doou à Diocese de Sobral, com sua esposa Maria José do Espírito Santo (Dona Mocinha Viana), o terreno para construção da Igreja de São Francisco de Assis e do Cemitério São Francisco no Centro de nossa cidade.
    Francisco Martins Viana (Seu Chico Martins) era natural de Santo Antônio de Aracatiaçu, hoje distrito de Sobral. Filho de Martinho José Viana e de Maria Lourenço Viana. Muito jovem casou-se com a Senhora Maria José do Espírito Santo (Dona Mocinha Viana), natural de Caiçara, filha José Alves de Sousa e de Joana Maria de Sousa.
    Em seu casão construído em 1928 recebeu várias comitivas de ilustres políticos do cenário cearense. O clero sobralense também vivenciou em sua residência momentos fraternos com estes dois imortais da história do povo forquilhense, quando da passagem de Dom José Tupinambá da Frota para abertura das primeiras Santas Missões no ano de 1940 na época Capela de São Francisco de Assis. Seus legados são exemplo de humildade e generosidade que permanecer incubado na mente das famílias forquilhenses.
    Seu neto Francisco Assis Aragão traz do seu álbum essa fotografia do seu avô Francisco Martins Viana em frente a Estátua de sua avó Dona Mocinha Viana que leva o nome de nossa primeira Praça pública de Forquilha. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI. CONFIRA ABAIXO AS FOTOS:







































FONTE: Forquilha Ontem Hoje e Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte Sempre!